INSCRIÇÕES

Curso de Analista em Psicossomática

Descrição

Ficha técnica

Corpo Docente

Projeto Pedagógico

 

     O interesse que a abordagem Psicossomática vem despertando há algumas décadas pede todo um conjunto de esforços e espaços que se proponham a ser um fórum de debates sobre os mais variados temas e campos ligados à saúde do ser humano.

     Ao longo dos anos, na prática médica-psicológica, foi se mostrando como fundamental aquele conjunto de esforços que hoje se propõem como interdisciplinares, buscando traçar pela Picossomática toda uma série de novas questões e, porque não dizer, de novas propostas de respostas ao que está em jogo nos padecimentos do corpo e da alma humana.

     Verificando-se relações nunca antes pensadas entre determinadas enfermidades com alguns níveis de problemáticas psíquicas, que abriram um novo campo de questionamentos sobre o agir médico e psicológico na clínica e no conjunto teórico, a Psicossomática se mostra como um campo de investigações dos mais instigantes e intrigantes, tendo atraído para sua órbita grandes médicos e psicólogos, psicanalistas, psiquiatras, além de profissionais não diretamente ligados a estas práticas, mas que também encontram nas grandes questões que a Psicossomática põe, algo de interesse maior sobre o humano.

     Propomos um espaço de encontro de reflexão sobre o processo saúde - doença e os fatores envolvidos nesse processo, contando para isso com a colaboração de muitos profissionais das mais diversas vertentes teóricas e clínicas, bem como entre seus membros com a participação de estudantes que buscam iniciar neste campo.

 

PROGRAMA:

Turma: um sábado ao mês  das 9h as 15:30h - coffe e intervalo para almoço.

Duração: 3 anos

Carga Horária: 150h com certificado

Valor: R$ 195,0 ao mês; estudantes em geral e membros do Instituto Távola R$ 155,0 .

 

 

 

CONTEÚDO:

Curso regular

Seminários Clínicos

Atividades extracurriculares

Cine e Palestras

Supervisão de Grupo

Atendimento

Avaliação 3º. Ano

Bibliografia indicada

 

 

CERTIFICAÇÃO:

Pelo  Instituto Távola - Formação e Pesquisa em Psicanálise – ITFPP-RP

Público Alvo: qualquer pessoa interessada

 

 

Coordenação e Ministrantes:

 

. Luis Henrique Milan Novaes - Psicanalista, coordenador e fundador do Instituto Távola, presidente da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática-Regional Ribeirão Preto e membro do Departamento de Psicossomática do Centro Médico de Ribeirão Preto.

 

. Andréa Nícia - Biohumanista. Coordenadora de Departamento. Profa. de Biologia, Bióloga, Biomédica, Analista em Psicossomática, e Psicanalista em formação.

 

. Rogério Ziotti - Psicólogo clínico, psicoterapeuta ,CBT e supervisor em Análise Bioenergética, Psicoterapeuta, Professor e Trainner Júnior em Biossíntese, Professor em Psicossomática, Psicanalista em formação,Coordenador de Grupos.

 

. Profissionais convidados